Futebol da Bahia precisa de união para crescer

Estou fazendo uma enquete no meu programa Chutando a Bola na Rádio Sociedade, querendo saber, porque o Bahia não pode jogar no Barradão o campeonato brasileiro da série B?

As opiniões são diversas e eu as respeito, mesmo porque, não sou dono da verdade. Mas até agora não me convenci, do que ouço diáriamente no programa. Tudo que uma certa parte da torcida do glorioso Vitória fala, se refere ao passado. Estórias (com E mesmo), porque pra mim não tem nenhuma conotação oficial, e sim o passional acima de tudo. Torcedor vai quebrar o Estádio. Torcedor vai arrancar vaso sanitário e quebrar. Eles são sem teto e tem que morrer a mingua. A torcida do Bahia é de vândalos. Não fizeram estádio porque não quiseram, tiveram todo tempo do Mundo. São coisas tão passionais, que nos remetem ao provincianismo, ao atraso de uma terra que se destaca em outras artes , mas que, no Futebol, continua um ZERO a esquerda.

Não ganhamos mais nenhum tipo de destaque positivo, como um título de CAMPEÃO BRASILEIRO em 88/89, conquistado pelo Bahia, e um vice-campeonato em 93, quando o Vitória fez uma campanha invejável, sendo derrotado pelo Palmeiras na final, time que mais tarde cederia a maioria dos seus jogadores para a Seleção Brasileira. Lá estavam Roberto Carlos, Edilson, Edmundo, César Sampaio etc. só feras, e nós não fizemos feio, pelo contrário, valorizamos o título do Palmeiras, reconhecido pelas manchetes da mídia na época. Hoje, depois do profissionalismo instalado no Vitória que chegou ao fundo do poço depois de gestão malograda, conseguimos o resgate de uma agremiação de tradição, tirando-a dos porões do futebol, em apenas dois anos, graças ao profissionalismo de ALEX PORTELA e JORGE SAMPAIO, que entraram numa casa velha e mal assombrada transformando-a numa fulgurante Disney.

Participação ativa do torcedor lotando o Barradão. O Bahia saiu do porão, subiu para a escada do segundo andar, mas continua com os caminhos para alcançar o primeiro, cheio de teias de aranha.

Escrevo isso porque, o profissionalismo não se instalou no tricolor. O passado do Bahia atrapalha esse caminho. Depois de contar, aí sim uma HISTÓRIA COM (H), VOLTO ao ínicio de tudo que me proponho a desabafar aqui. Será que por causa da identidade arcaíca dos homens que comandam o Bahia, não podemos fazer uma campanha para que eles se unam com dirigentes profissionais como são os Vitória e possam aprender um pouco? E tudo começaria pela HUMILDADE. Sentariam na poltrona do progresso do nosso futebol, jogavam as vaidades de lado, e fariam a seguinte pergunta: nós podemos jogar o Brasileiro no Barradão, já que Pituaçu pelo que, se ventila nos bastidores tão cêdo não ficará pronto?

Meu querido e inesquecível Armando Oliveira, um dia confidenciou-me, e depois abriu o jôgo para a Bahia Esportiva, dizendo que o nosso futebol chegaria ao fundo do poço, diante do semi-amadorismo nêle instalado. Você se lembra torcedor? Fomos até os porões da indignidade. Terceira divisão. Armando estava mais que certo. Eu aprendi nesta Escola. Armando foi embora antes de ver, Vitória de volta a primeira, e Bahia se arrastando na segunda. Eu não quero ver de novo,Bahia na terceira e Vitória na segunda.

(Tá amarrado). Tá na hora de UNIÃO. O Barradão é do Vitória, mas o clube mais velho da Bahia poderia dar o exemplo de solidariedade nesta hora de estender a mão, que seja a direita ou a esquerda. Os dirigentes do Bahia teriam que acabar com as vaidades, porque eles estão humilhados pelo tempo de INÉRCIA a frente de uma agremiação que outrora tinha o SLOGAN de NASCEU PARA VENCER. Se formos analisar pelo lado positivo, sem o passional acima de tudo, quem “nasceu para vencer” foi o Vitória porque hoje tem a sua casa própria, e pode abrigar um irmão desemparado pelas maldades dos seus dirigentes. Depois desse desabafo profissional, só me resta dizer, tentando alcançar o impenetrável consciente do inigualável Armando Oliveira, o futuro do nosso futebol, pode ser mais uma vez doloroso, sem passar pela UTI, mas indo direto para um funeral de pobre, porque CREMAÇÃO só pra quem tem dinheiro, e nós estamos de CUIA na mão.

Quem viver verá! Enquanto isso, Ivete Sangalo, tem avião particular, Chiclete é sucesso mundial, Claudinha Leite conseguiu ser vitoriosa mais que seu time de coração, que é o Bahia, Daniela Mercury é mestra da nossa Cultura Musical, a TV ITAPOAN cresceu como nenhuma outra na Bahia, Sílvio Mendes foi revelado pela TV, e o nosso futebol ainda depende de picuínhas. Quem díria, BOCÃO é coisa nossa…….. Pobre Bahia Esportiva.Silvio Mendes /Blog Silvio Mendes

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário