Tabu persegue o Bahia desde 2000

Embora tenha levado a melhor no último confronto com o rival, o Bahia tem um tabu de quatro anos a ser quebrado diante do Vitória neste domingo, em Feira de Santana.

Desde o dia 1º de fevereiro de 2004, a equipe tricolor não consegue derrotar o time rubro-negro quando atua como mandante. Da última vez, derrotou o adversário por 1 a 0, pela fase classificatória do Campeonato Baiano, em partida disputada na Fonte Nova, com um gol da lateral-direito Paulinho.

Nas outras oito ocasiões em que atuou como anfitrião, o Bahia empatou quatro vezes e perdeu outras quatro, incluindo a última vez em que ambos se enfrentaram no estádio Jóia da Princesa, em 5 de novembro de 2006, quando o Vitória praticamente sepultou as chances do Bahia de voltar à Série B ao vencer por 2 a 1.

A partida foi disputada em Feira de Santana por causa da invasão e depredação da Fonte Nova por torcedores tricolores revoltados com a derrota por 2 a 0 para o Ipatinga, na rodada anterior do octogonal final da Série C.

Os dois últimos confrontos do Bahia como mandante contra o rival também não reservam boas recordações para os torcedores tricolores. No dia 22 de abril de 2007, num dos clássicos mais emocionantes da história dos Ba-Vis, o Bahia chegou a estar vencendo o rival por 4 a 3, mas acabou superado por 6 a 5 no final, com quatro gols marcados pelo atacante Índio. O jogador rubro-negto já havia sido destaque do clássico anterior na Fonte Nova, ao marcar duas vezes na goleada por 4 a 2 do Vitória, dia 11 de março.

Índio, que foi artilheiro disparado do Baianão 2007, com 26 gols, passou a maior parte do semestre passado no departamento médico e só voltou efetivamente como titular do Vitória há duas rodadas. E marcou dois gols, em dois jogos contra o Itabuna.

A TV Bahia (Canal 11) transmitirá Icasa x Bahia, quarta-feira, às 21h45, pela primeira fase da Copa do Brasil. Partida no Estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Caso o tricolor não vença por dois ou mais gols de diferença, a volta acontecerá dia 5 de março, também às 21h45, no Jóia da Princesa, em Feira de Santana, conforme tabela da CBF. TV Itapoan (Canal 5) O torcedor que por algum motivo, não queira ou não possa se deslocar até Feira de Santana para acompanhar o BA-VI deste domingo, poderá assistir ao jogo que será transmitido AO VIVO pela Record/TV Itapoan a partir das 17:00, horário em que está marcado o importante clássico

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário