Bahia apresenta o substituto de Eduardo

No futebol, costuma-se atribuir ao canhoto uma categoria que ele nem sempre tem, só pelo fato de atuar com a perna esquerda. Em muitos casos, o mito passa a ser verdadeiro, principalmente quanto se fala de craques como Maradona, Rivaldo ou Gerson, o Canhotinha de Ouro.

Porém, a torcida tricolor tem aflição só em ouvir falar os nomes de alguns canhotos que passaram pelo Bahia sem deixar saudade. Aí vai uma pequena lista: Chiquinho, Possato, Peris, Marcos Adriano, Valdomiro, André Pastor etc.

Nesta segunda, ao meio-dia, o zagueiro Santiago chegou a Salvador como novo reforço para a retaguarda do Esquadrão de Aço, que perdeu bastante com a saída do canhoto e promissor Eduardo.

O mineiro, de Salinas, também joga com a esquerda e isto foi determinante para a sua contratação. “É difícil achar um zagueiro que jogue com a canhota, e nós conseguimos. Ele sabe sair para o jogo, bate forte na bola, cobra falta e tem uma bola aérea muito boa, tanto ofensiva quanto defensiva”, derreteu-se o treinador Paulo Comelli, que conhece Santiago de jogar contra.

Na época (2006), o beque estava no América e destacou-se no Estadual do Rio de Janeiro, chamando a atenção de clubes como Flamengo, Fluminense e Vasco. “Eles chegaram a me contactar, mas acabei indo para a Portuguesa”, garantiu ele. Comelli também tentou levá-lo para o Noroeste, mas perdeu a disputa para a Lusa.

Ao ser indagado sobre sua qualidade para sair jogando, Santiago foi logo dizendo: “Sim, sou um zagueiro canhoto”. Depois, complementou afirmando que gosta de se arriscar no ataque e tem um bom passe.

Se depender das boas referências e da passagem satisfatória pelo América do Rio, o beque vai passar longe da longa lista de canhotos que tinham marra de craque, mas decepcionaram no campo. Porém, é bom lembrar que Santiago não joga desde o dia 7 de outubro do ano passado, quando o Ameriquinha foi eliminado da Terceirona.

Depois disso, ele foi para o Sertãozinho, que disputa a elite paulista, mas não entrou em campo. Ele explicou: “Tive problemas internos com diretores de lá. Não quero falar muito sobre este assunto”. Então, tá.

O contrato com Santiago tem três meses de duração e ele acredita estar pronto para jogar em mais ou menos dez dias.

Descanso – Pela primeira vez, Comelli admite poupar jogadores para a partida desta quarta, contra o Fluminense, no Jóia. “Não é só porque tem Ba-Vi domingo, mas também por causa do jogo da próxima semana, pela Copa do Brasil, contra o Icasa”, esclareceu o comandante.

Ainda não estão definidos os jogadores que ganharão o presente de ficar em casa assistindo ao confronto com o Touro do Sertão pela televisão, mas Comelli já deu a pista: “Os jogadores que tiveram menos tempo de preparação terão preferência”.

Didi foi citado e é bem provável que seja um dos escolhidos. Rogério também foi, mas deve jogar. Afinal, Alison está fora e o técnico tem poucas opções na zaga. Reinaldo Aleluia é outro que deve descansar.

Em uma reunião entre a FBF e o trio de arbitragem do jogo entre Bahia e Poções, ficou definido que Fausto levou o cartão vermelho direto por colocar a mão na bola. E ele cumprirá a segunda partida de suspensão na quarta.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário