A importância de vencer fora de casa marcou a rodada da série B

Vitória e Portuguesa podem até não obter a tão sonhada vaga a Serie A do Campeonato Brasileiro, em 2008. Mas na última rodada, provaram que vão lutar até o fim ao vencerem suas difíceis partidas fora de casa. O clube baiano foi até o Recife para encarar o Santa Cruz, um dos times com melhor aproveitamento em seu estádio. Já a Portuguesa teve pela frente a sempre competitiva Ponte Preta, jogando no Moisés Lucarelli.

Em um dos maiores clássicos do Nordeste, Santa Cruz e Vitória fizeram um movimentado jogo no Gigante do Arruda. Atuando com autoridade e extrema confiança, o clube da Boa Terra levou para o Barradão três pontos essenciais e preciosos. No próximo sábado, o Vitória terá outro clássico nordestino pela frente, de novo fora de casa. O adversário será o embalado Fortaleza, que conta com o apoio de sua animada torcida para entrar na briga pelo G-4.

Já a Lusa terá uma ótima oportunidade de fincar ainda mais suas raízes no G-4. Na sexta-feira, enfrenta o Remo, penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro da Série B. O Canindé certamente estará cheio e revivendo os velhos tempos de glórias do tradicional clube paulista.

O cada vez mais líder Coritiba poderá se aproximar ainda mais do título, já que enfrenta o Santo André, no Couto Pereira. Após vencer o duelo contra o Criciúma pelo placar mínimo, os curitibanos terão uma tarefa teoricamente mais tranqüila, no sábado. Mais um dia de festa prevista para o Alto da Glória.

Em má fase, o Ipatinga vai ter a chance de voltar a se acostumar com as vitórias. Depois de empatar com o Fortaleza, no Ipatingão, a equipe mineira jogará contra o virtual rebaixado Ituano. Caso deseje se impor na competição e continuar na briga pelo acesso, o Ipatinga precisa entrar em campo atropelando o oponente.

O Criciúma receberá a Ponte Preta, nesta 31ª rodada da Série B. Mesmo tendo perdido para o Coxa Branca na última rodada, o Tigre de Santa Catarina parece ter voltado aos trilhos. Como esteve no G-4 desde o início do campeonato, os catarinenses não estão dispostos a sair dele neste momento decisivo. Agora, faltam apenas oito rodadas para que o Campeão Brasileiro da Série C em 2006 volte à Série A, no ano que vem.

Por falar em Série C, Visão Alternativa não poderia deixar de comentar o fenômeno que é a torcida do Bahia. O rival do Vitória colocou nada menos que 60 mil torcedores, neste final de semana, no estádio da Fonte Nova. A estréia com vitória no octogonal final da Série C premiou esta impressionante torcida. E esta força que a apaixonada torcida do Bahia está dando pode ser o diferencial em 2008, caso o clube garanta acesso à Série B. Os exemplos bem sucedidos de times que subiram este ano são mais do que animadores. Isto porque os quatro clubes que disputaram a Série C ano passado estão entre os seis primeiros da Série B, em 2007.

O desenho da próxima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B tem tudo para se manter inalterado na parte de cima da tabela. Ao olharmos os jogos que serão disputados, verificamos poucos indícios de que “zebras” possam acontecer. A partida entre Fortaleza e Vitória é a que tem mais chances de incendiar ainda mais a competição. Caso consigam vencer, os cearenses chegam com tudo nesta reta final. Vai sair faísca neste jogão.

A lição que a 30ª rodada mais uma vez deu para os clubes foi justamente a importância das vitórias fora de casa. Portuguesa de Desportos e Vitória da Bahia eram os exemplos mais claros de irregularidade na competição, ou seja, costumavam vencer suas partidas em casa e raramente obtinham resultados expressivos fora de seus domínios. O êxito que conseguiram em seus últimos compromissos resume perfeitamente a necessidade competitiva que os vencedores têm de aperfeiçoar ao longo da competição. Caso outros clubes começam a atentar para este fato, o desenho da próxima rodada pode até não ser fielmente o que a maioria das pessoas espera.Visão Alternativa

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário