Uma festa que começou na Fonte Nova

“Somos do povo o clamor, ninguém nos vence em vibração”. A torcida do Bahia provou ontem, mais uma vez, que leva o hino do clube ao pé da letra. Na Série C do Campeonato Brasileiro, vindo de uma classificação suada, no último minuto, contra o já eliminado Fast, o torcedor tricolor demonstrou seu amor incondicional ao clube. Foram quase 60 mil corações tricolores que invadiram a Fonte Nova, cantaram, vibraram e comemoraram a vitória do Bahia. Uma festa que começou no estádio e ganhou as ruas de Salvador.

O torcedor almoçou mais cedo, deixou sua família em casa e foi tomar o tradicional sol de domingo em um local nada convencional: as arquibancadas da Fonte Nova. Pelos números oficiais, foram 59 mil 797 torcedores que assistiram à vitória do Bahia, sendo que destes, 58 mil 695 pagaram ingresso. Mas, visivelmente, mais de 60 mil torcedores marcaram presença na tarde de ontem na Fonte Nova, mesmo com o feriado prolongado em comemoração ao dia da padroeira do Brasil e o horário nada agradável de 15h30. Espaço vazio na arquibancada só mesmo nas cadeiras numeradas. Se o futebol não é dos melhores, o Bahia pode se orgulhar de, pelo menos, ter o segundo maior público das três divisões nacionais. O clube só perde para o clássico carioca Fla-Flu. No jogo disputado na última semana, 73 mil pessoas foram ao Maracanã, sendo que 61.042 pagaram ingresso. Vale ressaltar que, além de estar na Série C, o jogo de ontem contou apenas com a torcida do Bahia, ao contrário do clássico. Foi tanta gente querendo empurrar o Bahia para mais uma vitória que milhares de torcedores sequer tiveram a chance de ver o gol solitário na Fonte Nova por um motivo bem simples: longas filas se formaram nas entradas do estádio e até o final do primeiro tempo ainda entrava torcedor no estádio. As vaias no intervalo foram inevitáveis. O torcedor não se conformava que, com o maior público da Série C deste ano, o time não correspondesse em campo. A situação pode não ter mudado muito no segundo tempo, mas a reação da torcida foi surpreendente. Como quem havia conquistado um título, o torcedor não arredou o pé da Fonte Nova e por mais de dez minutos exaltou o clube do coração. A ordem era: “Vamos pra Série B, vamos pra Série B, vamos pra Série B…”, mas sem esquecer que para cada torcedor o “Bahia é minha vida, Bahia meu orgulho, Bahia meu amor”. Os gritos deixaram a Fonte Nova e passaram a ser ouvidos nas ruas de Salvador. A Ladeira da Fonte, o Dique do Tororó e as ruas do centro da cidade se transformaram em extensão do estádio. Buzinaço, foguetórios e muita, mas muita festa mesmo, deram o tom do início de noite deste domingo. Nem mesmo a seleção brasileira foi capaz de acelerar o final da festa. Exagero, diriam muitos. Mas, cansada dos sofrimentos dos últimos anos, a torcida tricolor não vê a hora de, enfim, ter uma grande alegria. E ela vê, no octogonal final da Série C a grande chance de comemorar e cantar a plenos pulmões “Eu sou Bahia com muito orgulho, com muito amor”.
Em 2007, torcida do Bahia é a segunda maior do Brasil

Neste ano, a torcida do Bahia deixou a do Corinthians para trás e é a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para o Flamengo, que detém o recorde de público, em 2007, das três divisões do futebol brasileiro (Séries A, B e C).

Neste domingo, na vitória do Tricolor sobre o Crac-GO, por 1 a 0, 59.797 torcedores lotaram a Fonte Nova. Desses, 1.102 espectadores não pagaram entrada – foram 58.695 pagantes, com uma renda de R$ 512.865. O número de público total perde apenas para a partida entre Flamengo e Fluminense, no último domingo, que teve 61.042 espectadores no Maracanã – a partida terminou com vitória do Flu, por 2 a 0.

Se a análise for feita baseada em público pagante, o público da Fonte Nova deste domingo cai para o terceiro maior do ano. Pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na noite do dia 4 de outubro, 59.098 pagantes foram ao Maracanã assistir o Flamengo vencer o São Paulo, por 1 a 0.

O recorde anterior de público da Série C era também do Bahia. Contra o ABC-RN, na vitória, por 2 a 0, pela segunda rodada da terceira fase, 38.019 torcedores estiveram presentes na Fonte Nova.Fontes – Tribuna da Bahia – AFI
Foto – Edmar Melo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário