A desobediência tática de Fausto pode custar saída do time

O propalado “futebol moderno” exige na medida do imprescindível, como alicerce na formação de uma equipe – funcional apenas na sintonia dos seus 11 membros. Os times obedientes têm dado trabalho nesta Série C, tanto quanto a desobediência de certos atletas do Bahia nas últimas rodadas.

Os alas sobem, os volantes não cobrem e tome bola nas costas. Foi assim contra o Crac-GO, de ataque inoperante. A defesa segue pouco vazada, mas o conjunto começa a perder mérito. Alison, Eduardo, Cléber Carioca e Emerson têm dado conta do recado, mas até quando? “Alguns jogadores não têm cumprido com suas obrigações defensivas. Tem jogador que não tem obediência tática”, alerta o técnico Arturzinho.

Rogério

E o que fazer para resolver o problema? Mudar. Mexer até encontrar formação solidária, ou ao menos esforçada. Mas pelo que pôde ser visto no treino tático da tarde de ontem, o trabalho está apenas começando. O reforço do líbero Rogério tornou a defesa ainda mais consistente, é verdade, só que o time segue em dificuldades do meio em diante.

Fausto por Dudu

Com Elias como único armador, os titulares criaram pouco ou mesmo nada. Liberar o lateral Adilson e o volante Emerson Cris não ajudou, e logo Arturzinho optou por substituir Fausto por Dudu. A bola circulou, mas parou na inaptidão de Marcone à função de ala pela direita. E como Luciano Baiano não conseguiu um só minuto no time de cima, já tem gente rezando pela recuperação do desobediente Carlos Alberto.

“Já vinha com o pé doendo desde a terceira fase e senti no treino da manhã de hoje (ontem). Tomei uma infiltração e quero ir para o jogo”, admitiu o lateral de ofício. Tem até as 12h25 de hoje, horário do vôo até Goiás, para provar que está em condições. O departamento médico do clube esclareceu a situação: o jogador tem uma inflamação crônica no tendão.

Preto assumi a vaga de Dudu

Enquanto isso, o Bahia vai com o que tem. Preto assumiu a vaga de Dudu e Cléber a de Elias. O time melhorou o suficiente para marcar dois gols, ambos de Neto Potiguar. O atacante é uma das novidades. Moré iniciou como centroavante, mas viu Charles ganhar sua vaga. O time teve Márcio, Marcone, Alison, Rogério, Eduardo e Adilson; Fausto (Dudu, depois Preto), Emerson Cris e Elias (Cléber); Neto Potiguar e Moré (Charles). Ainda estão relacionados: Sérgio, Carlos Alberto, Ávine, Emerson e Amauri.

Bahia sai em busca da felicidade

São dois jogos consecutivos fora de casa, contra o Vila Nova, em Goiânia, e o ABC, em Natal, quinta-feira e domingo, e seis pontos a disputar. Qualquer ponto conquistado nestas duas partidas mantém o Bahia no caminho da Série B do Campeonato Brasileiro. Na volta a Salvador, o time baiano pega o Barras, do Piauí, com apoio da sua torcida nas arquibancadas do estádio da Fonte Nova, para se manter no G-4, os melhores do octogonal decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro.

A delegação deixa Salvador

O Bahia inicia hoje a sua viagem de cinco dias rumo à felicidade, a conquista de pontos valiosos nos jogos contra Vila Nova e ABC. A delegação deixa Salvador rumo a Goiás às 12h25min no vôo 1613/1695 da Gol, com conexão em Brasília, chegando na capital goiana às 19h10min, seguindo direto para a concentração no San Marino Suíte Hotel, de Goiânia.

Golden Tulip Interatlântico

A delegação do Bahia deixa Goiânia na sexta-feira pela manhã, às 9h30min, no vôo 3578/3370, da TAM, com conexão em Brasília, e chegada prevista em Natal ás 14h55min. Na capital potiguar a delegação do clube baiano fica hospedada no Golden Tulip Interatlântico, na Avenida Getúlio Vargas, bairro de Petrópolis. O Bahia volta a Salvador na segunda-feira, dia 22, saindo do Rio Grande do Norte às 13h50min num vôo da Gol.

O técnico Arturzinho ganhou na manhã de ontem um problema para escalar a equipe que vai enfrentar o Vila Nova. No coletivo realizado no Fazendão, o lateral-direito Carlos Alberto sentiu o dorso do pé e passou a ser dúvida. “É uma dor que já vinha sentindo desde o jogo contra o ABC. Mas, tomei uma infiltração agora e vou para o jogo”, comentou o jogador.

Improvisado na lateral

Caso não tenha condições de atuar amanhã, Carlos Alberto deve ser substituído por Marcone, que será improvisado na lateral. Outra mudança no time será a presença do volante Rogério. Assim como aconteceu no segundo tempo contra o Crac de Goiás, o atleta será improvisado como terceiro zagueiro, ao lado de Eduardo e Alisson.

Com a presença de mais um zagueiro, o time vai perder um homem no meio de campo. Como o jogo será fora de casa, Arturzinho deve optar por sacrificar um armador. Se seguir o que apresentou no treinamento de ontem, o meio de campo do Bahia será formado por Fausto, Emerson Cris e Elias.

No ataque, sem poder contar com o artilheiro Nonato, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador ainda não definiu quem será o companheiro de Moré. Charles e Neto Potiguar disputam a vaga. No coletivo, Potiguar começou como titular.

Correio da Bahia/Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário