Chegou a hora da arrancada tricolor

Daniel Dórea, do A Tarde

Com três vitórias, um empate e apenas uma derrota nas cinco primeiras rodadas da Série C, o Bahia é o time que tem a situação mais confortável entre todos os que disputam a fase final da competição.

O Bragantino, com um ponto a mais, e o ABC, que tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no saldo, estão posicionados à frente do Esquadrão na classificação, porém, ambos já fizeram três partidas em casa e duas fora. O Bahia jogou apenas duas vezes na Fonte.

Apesar das fracas atuações, o fato de atuar diante da torcida ainda é uma vantagem para o tricolor. O time não tem conseguido se impor, mas venceu dez das 11 partidas que fez na Fonte Nova, nesta Série C. Está invicto em casa.

Além de ter mais jogos como anfitrião a fazer do que os adversários diretos, o Bahia terá, a partir desta quarta-feira, uma seqüência que dá todas as condições de a equipe deslanchar no octogonal.

Quarta, às 20h30, na Fonte Nova, o tricolor recebe o Bragantino e já poderá assumir a liderança, caso vença e o ABC não consiga derrotar o Crac, em Itumbiara.

Depois, encara o lanterninha Nacional de Patos duas vezes seguidas. A primeira, em Campina Grande e, a segunda, em Salvador. Para completar a seqüência, faz mais um jogo na Fonte, contra o Atlético Goianiense, que já caiu no Serra Dourada.

As chances de faturar 100% de aproveitamento nestas quatro partidas é boa e o Esquadrão não pode desperdiçar a oportunidade. Porém, o técnico Arturzinho acredita que pensar desta maneira é se empolgar demais.

“Temos que jogar uma partida de cada vez. Por enquanto, eu penso apenas no Bragantino. O campeonato já nos mostrou muitas surpresas e não podemos ficar eufóricos só porque vencemos o último jogo”, afirmou o treinador.

Mesmo que Arturzinho não admita, é difícil negar que o Bahia deve ser considerado favorito em todas as quatro partidas. Afinal, o Braga é líder, mas gera desconfiança na torcida; o Naça só tem um ponto conquistado, e o Dragão vem de duas derrotas seguidas.

Consciência – Segundo Arturzinho, o que está faltando para que o Bahia repita, na Fonte Nova, as boas atuações fora de casa é um pouco mais de inteligência e responsabilidade.

“Quando jogamos fora, temos sido mais aplicados na marcação. Na Fonte, o time tem se preocupado pouco com a parte defensiva”, analisou o comandante.

O técnico tricolor pensa que o time não pode querer dar espetáculo. “Sinto que os jogadores querem premiar a torcida com uma grande atuação. Mesmo quando estamos ganhando, vai todo mundo para o ataque. Precisamos ter mais consciência”, alerta.

Indefinição – O único problema de suspensão que Arturzinho tem é o meia Elias, expulso no jogo de quarta. Seu substituto deverá ser o meia Inho, mas o comandante não confirma.

Aliás, ele tem outras dúvidas, que só começarão a ser desvendadas hoje, às 15h30, no Fazendão, onde o time faz o último treino antes do confronto com o Braga.

A interrogação mais significativa é na zaga. O ferrolho armado com três zagueiros tem dado certo, mas ele ainda não foi utilizado na Fonte Nova, onde os adversários costumam jogar bastante recuados. Na lateral direita, Arturzinho garante que Marcone, Carlos Alberto e Luciano Baiano têm chances de começar jogando.

À venda – Começou nesta segunda a comercialização dos ingressos para a partida de quarta e vai continuar nesta terça, das 9 às 17 horas, na bilheteria 4 da Fonte Nova e também na sede de praia do Bahia.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário